top of page
Buscar
  • Foto do escritorVetsaoboaventura

7 dicas de como manter a saúde bucal do seu pet.

Atualizado: 13 de mai. de 2019



Imagine que seu filho não escovou os dentes nenhuma vez desde que nasceu e ele já está com 12 anos. Como você acha que a saúde bucal dele estaria? Dá nervoso só de pensar, né?Mas por que é tão difícil pensarmos da mesma maneira com relação aos nossos pets? Por que é tão raro encontrarmos tutores realmente preocupados com a saúde bucal dos seus filhos de quatro patas a ponto de escovarem ao menos uma vez por semana a boquinha deles? O cuidado não se encerra nas vacinas, pessoal. Cuidar da saúde bucal do seu pet é tão importante quanto manter a vacinação dele em dia. E foi pensando em você que nós preparamos algumas dicas que irão te ajudar a cuidar melhor da saúde bucal dos seus pets.


1 – Quando o seu peludinho estiver sendo examinado por um veterinário, não esqueça de perguntar a ele sobre os dentes e a gengiva do seu melhor amigo peludo. Não custa nada! ;)


2 – Ensine seu pet desde cedo de que o ato de você abrir a boca dele até aparecer os dentes é normal. Rs. Tá, nós sabemos que isso é difícil, mas vale muito a pena tentar. Que tal ensinar ele em etapas, desde novinho? Comece encostando nos lábios, depois vá abrindo levemente a boca com as mãos, até o belo dia em que você irá conseguir olhar toda a boca do seu pet sem nenhum problema. Se o seu peludinho se acostumar com esse procedimento ele vai ficar tranquilão toda vez que seus dentes forem super escovados. :D


3 – Após acostumar seu cachorro a ter a boca aberta por você, fique alerta com toda e qualquer alteração que os dentes ou a gengiva dele possam vir a sofrer. Se notar qualquer mancha, caroço ou sangramento, procure um veterinário para que ele possa examina-lo melhor.


4 –  Preste atenção na respiração do seu peludinho pois se ele estiver muito ofegante isso pode ser sinal de que alguma coisa está errada. Outra coisa: sabe aquele brinquedo que ele sempre amou brincar e do nada ele não brinca mais? Isso pode ser sinal de dor de dente. :(


5 – Escovar os dentes do seu peludinho é a melhor prevenção contra as doenças periodontais pois retira a película de bactérias dos dentes antes que se transforme em placa e cause danos aos dentes e gengiva.


6 – Jamais use a pasta de dente de humanos pois os agentes químicos contidos na composição e mesmo a quantidade de flúor presente nessas pastas podem causar sérias irritações nos nossos peludinhos.


7 – Existem brinquedos atualmente no mercado em que seu cão escova os dentes brincando/mordendo. Não sabemos quanto à eficiência desses brinquedos ao longo do tempo, pois a escovação é uma rotina que precisa ser mantida e nem sempre os cães brincam mordendo um mesmo brinquedo por muito tempo. Se você acha que vale a pena tentar, é só comprar um desses.


A higiene bucal é um hábito que deve ser inserido na rotina dos animais desde cedo. Caso eles não se adaptem à escovação, ela pode ser feita pelo menos uma vez por semana. Tem que insistir um pouquinho pessoal, ter um pouquinho de persistência também. Vai que dá!

Muitas infecções que acometem os sistemas digestório, respiratório, nervoso, manifestam sintomas na região bucal. Portanto, sempre que você for ao veterinário, peça para ela ou ele examinar a boca do seu pet. Veja se está tudo certo. Adiantando que, se você nunca escovou a boca do seu pet e ele já está com cinco, seis anos de idade, ele certamente apresentará placas de tártaro nos dentes. O mesmo aconteceria se nós não escovássemos os dentes por tanto tempo.


Escova de dente para os pet em forma de dedeira.


Alimentação natural x ração. O que é melhor para a saúde bucal do seu pet?


Uma orientação muito em voga atualmente é a alimentação natural para cães e gatos. Já que estamos falando de saúde bucal, existe um ponto em que a ração se sobressai ao alimento natural. Estudos recentes feitos pela USP mostram que a ração correta para o seu peludinho pode reduzir o risco de doenças periodontais em até 55%. Ou seja, se você não está conseguindo escovar os dentes do seu pet na frequência ideal (3x por semana), é aconselhável que você ofereça como comida somente a ração recomendada pelo seu veterinário. Mas mesmo com a ração, é preciso escovar a boca do pet ao menos uma vez por semana.

* O petisco ideal. Existem alguns biscoitos pensados e formulados especificamente para melhorar a saúde da boca do seu pet. Eles agem da mesma forma que a ração.




bottom of page