top of page
Buscar
  • Foto do escritorVetsaoboaventura

Bola de pelo e vômitos em felinos

Se você curte passar horas com o seu gatinho em casa, vendo ele dormir, acordar e brincar por aí, você já deve ter visto ele se abaixando lentamente e fazendo uma cara de dor vomitando uma bola de pelos. É uma cena meio estranha, não é?

Por que isso ocorre?

Os gatos são seres super higiênicos e parte da sua higiene consiste em se lamber. Isso mesmo. Eles se lambem o tempo todo e nesse processo acabam ingerindo alguns – ou muitos – pelos. Até aí tudo bem, esses pelos ingeridos são expelidos junto com as fezes. Ou ao menos deveriam ser. Porém, em alguns casos a quantidade de pelos é tão grande que eles acabam sendo expelidos pela boca.


Como evitar?

Escovar seu pequeno uma vez ao dia é muito bom tanto para ele quanto para você já que passar um tempo com o seu pequeno escovando ele acaba sendo uma terapia. A escovação retira a maior parte dos pelos que seu peludo engoliria ao se lamber. Se não conseguir todo dia, nem dia sim e dia não, ok. Não se culpe por não atingir essa frequência. Mas uma regularidade na escovação é que irá evitar as bolas de pelo. Só não adianta escovar seu peludinho depois que você o vir vomitando, entendeu?

Existem remédios que servem para ajudar o seu gatinho a expelir a bola de pelos e somente isso. Eles não irão fazer a digestão dos pelos para o seu gato. Eles apenas facilitarão a vida dele na hora de vomitar. Nunca é demais lembrar que é imprescindível levar o seu gato para uma consulta com seu veterinário de confiança antes de dar qualquer medicamento.


Por mais que o seu pequeno acabe expelindo a bola de pelo, tenha em mente que isso não pode se tornar uma coisa normal e muito menos rotineira. Vômito constante pode ser o sintoma de doenças muito mais graves. Leve ao veterinário assim que notar que o seu gatinho está vomitando com frequência. E lembre-se de fazer um check-up todo ano mesmo o seu gatinho não apresentando nenhum problema. Amar é cuidar. ;)

bottom of page