Vetsaoboaventura
Dirofilariose ou “A doença do verme do coração”
Atualizado: 18 de dez. de 2018
A Dirofilariose é o nome que se dá à doença causada pela infestação de um determinado verme – o dirofilaria immitis– dentro do coração de um animal. Parece uma coisa meio alienígena mas é isso mesmo que você acabou de ler. Vermes vivendo dentro de um coração. E sim, isso é bastante grave.

COMO ESSE VERME É TRANSMITIDO?
Assim como um monte de outras doenças, a dirofilariose também é transmitida por um mosquito e a transmissão ocorre da seguinte maneira:
1 - Um mosquito pica um animal doente cujo sangue está repleto de larvas de dilofilária immitis. Juntamente com o sangue que o mosquito ingere encontram-se um monte de larvas desse verme.
2 - Esse mosquito então vai e pica um outro animal que não tinha nada a ver com a história.
3 - No momento da picada, há troca entre o sangue do animal saudável e o sangue do animal doente que estava no estômago do mosquito e um outro animal é infectado.

UMA DOENÇA SILENCIOSA
A maior parte do ciclo de vida dos vermes do coração ocorre sem que o animal infectado apresente sinais de que algo está errado. Trata-se de uma doença perigosamente silenciosa e quando o animal apresenta algum desses sintomas abaixo, é porque os vermes já estão no coração.
- Tosse crônica;
- Dificuldade de respirar
- Intolerância ao exercício
* Em decorrência do entupimento de artérias importantes e de parte do coração, o animal também pode sofrer um colapso seguido de morte.
A SOLUÇÃO É PREVENIR!
A dirofilariose é detectada a partir da sorologia. Portanto, antes de vacinar o seu pet contra essa doença é necessário fazer um exame de sangue.
Não resta dúvidas que, como qualquer doença grave, a melhor solução é a prevenção. No entanto, se o animal testar positivo, a vacina preventiva não surtirá efeito.
Para maiores informações, procure o seu veterinário. ;)