Buscar
  • Vetsaoboaventura

Gatos: Raças populares no Brasil

Atualizado: 27 de Ago de 2019


Persa

Os gatos de pelo longo da raça persa são caracterizados pelo focinho “achatado” e o rosto redondo que esses gatos possuem. Na verdade, o gato que nós brasileiros chamamos de persa possui vários nomes ao redor do globo. Nos países de língua inglesa ele é conhecido como “persa pelo-longo” (Persian longhair), já no Oriente Médio ele é conhecido como gato iraniano e no Iran ele é conhecido como gato de Shiraz (cidade do Irã) ou simplesmente “shirazi”. A variação do nome dessa raça tem a ver principalmente com o fato de o Irã ser conhecido historicamente como Pérsia. A verdadeira origem do gato persa é um mistério. Para vocês terem uma ideia do quão antigo os gatos-persa são, existem registros desses felinos em hieróglifos! Os primeiros gatos de Shiraz foram importados para a Itália no início do século XVII, por volta de 1620. O desenvolvimento dessa raça deu-se principalmente na Itália e na França, primeiros locais a tornar o gato persa popular. Essa raça costuma ser bastante dócil, quieta e fácil de lidar. Sua expectativa de vida varia entre 12 e 14 anos.


Siamês

Os gatos siameses têm fama de serem elegantes. De tão elegantes, eles costumavam ser a companhia predileta dos reis da Tailândia. Uau!! Né? Com olhos azuis e a pelagem clara com as extremidades negras, o gato siamês é de fato um gato exótico e esbelto por natureza. Sua origem é do lado de lá do globo, isto é, no oriente. Seu rosto é marcadamente triangular, em contraste com o rosto mais redondo dos persas, por exemplo. Quanto ao temperamento: bem, os siameses são de fato um tanto imprevisíveis, mas nada que os transforme nos diabinhos do desenho da Disney. Eles são lindos e muito legais, viu? É importante ressaltar que algumas raças de felinos necessitam de alimentação específica, possuindo rações exclusivas para a raça. O gato siamês é um desses.

Maine Coon

A raça Maine Coon é originária do estado de Maine, nos Estados Unidos. Famoso principalmente pelo seu porte. o Maine Coon é um gato gigaaante que chega a pesar 13 kg! Para vocês terem uma ideia, a maioria dos outros gatos pesam a metade. A sua pelagem de coloração variada, longa principalmente na região do rabo, guarda uma semelhança com o guaxinim e é daí que vem o segundo nome da raça. Coon é o diminutivo de racoon que significa guaxinim em inglês. Por volta do ano de 1850 chegaram ao Estados Unidos gatos de pelo longo oriundos da Europa que cruzaram com os gatos americanos dando origem ao “guaxinim de Maine” ou Maine Coon. Além de possuírem uma personalidade marcante e um vínculo incrível com seus tutores, os gatos dessa raça costumam ser bastante ativos e brincalhões, ou seja, uma excelente companhia. Por último e não menos importante, os gatos da raça Maine Coon necessitam de cuidados e atenção especiais, possuindo até mesmo uma ração específica.


Gato Angorá

Originário da região de Âncara, na Turquia, a raça angorá é provavelmente uma das mais antigas do mundo. A pelagem deles é semi-longa e pode ter diversas cores. Outro ponto de cores diversas são os olhos do angorá. Essa é a raça em que mais surgem gatos com um olho de cada cor. Por ser um gato de pelo longo, é importante fornecer uma alimentação adequada e escová-lo diariamente. Os gatos da raça angorá são brincalhões, muito ativos e uma ótima companhia para as crianças.

Até a próxima, pessoal! ;)


Ashera

Pasmem, isso não é uma jaguatirica nem um filhote de leopardo. Trata-se de um gato mesmo e a sua raça é Ashera. A confusão com outros felinos selvagens não é à toa. Os ashera surgiram da mistura entre gatos domésticos e selvagens como o felino serval oriundo da áfrica e o leopardo asiático.

Assim como a raça Maine Coon o gato ashera é gigaaaante podendo atingir 15kg e algo em torno de 1 metro de comprimento. Todo gato de porte gigante necessita de ração especial para dar conta da quantidade de nutrientes e calorias necessária ao bem estar deles. Com o ashera não é diferente. De temperamento amigável e super brincalhões, os ashera são uma ótima companhia. O único problema mesmo é o preço. Considerada por muitos como sendo a raça mais cara do mundo, um gato ashera chega a custar 40 (isso mesmo) quarenta mil reais! :o


Pelo curto americano

Pelo curto americano é a tradução livre que se faz ao verdadeiro nome da raça que é American Shorthair. O pelo curto americano é a versão com pedigree dos gatos domésticos de pelo curto sem raça definida (o famoso e tão querido SRD ou vira-lata). Há inúmeras versões de cor para essa raça, destacando-se o cinzento tigrado de olhos amendoados. Os pelo curto americanos são descendentes de gatos europeus que eram trazidos para as Américas em embarcações para protegerem produtos valiosos da infestação de ratos. Atualmente, essa raça é uma das mais populares tanto no Brasil quanto no mundo! Vigoroso e astuto, os pelo curto americanos costumam ser dóceis e um tanto ariscos de tão atentos que eles são aos mínimos movimentos.


Exótico

O gato da raça Exótico não tem lá muita coisa de exótico. Na verdade, ele é fruto do cruzamento do Persa com o Pelo Curto Americano (american shorthair). A intenção era criar uma raça com o temperamento dócil dos persas mas que não tivesse uma pelagem tão complicada de se cuidar e escovar. E não é que deu certo? Os exóticos também possuem a cabeça achatada dos persas mas seus olhos são mais afastados. São curiosamente mais compactos que os Persas e tão fortes quanto os Pelo Curto Americanos.


Sphynx

Em alguma noite do ano de 1966 uma gata em uma fazenda do Canada deu a luz a uma ninhada e um dos filhotes nasceu completamente sem pelos! Na ninhada seguinte o mesmo voltou a acontecer. A partir daí deu-se início a uma das raças felinas mais exóticas que existem, a sphynx. Afetuosos e adorarem a presença dos donos, os gatos sphynx adooooram um mimo. Além disso, os sphynx são gatos muito leias e extremamente inteligentes. Destacamos também o temperamento do sphynx . Sociável e brincalhão sem mostrar nenhum comportamento agressivo, essa raça é o desejo de muitas famílias ao redor do globo!


SRD

De todas as cores, formas e personalidades que seja possível encontrarmos em um gatinho. Assim são os gatos SRD, que significa "Sem Raça Definida". Os felinos estão há milhares de anos cruzando entre raças diferentes e produzindo um sem fim de novos tipos. Os gatos SRD são, sem sombra de dúvida, maioria entre sua população. O que chamamos de raça, na verdade, são pequenas famílias em que os cruzamentos foram feitos somente entre semelhantes com o controle e a supervisão de seres humanos. Todos os outros felinos que não pertencem a essas famílias pra lá de restritas são considerados sem raça definida. Eles podem ser negros, brancos, malhados, tigrados, de olhos verdes, amarelos, azuis, etc. Podem ser Grandes ou pequenos, podem ser agitados ou preguiçosos. Enfim, a diferença é que os rege. Em meio a essa variedade tão rica, pontos comuns a todos eles são apenas dois: são todos saudáveis e amigáveis. Quando resgatados da rua ou de qualquer outro ambiente hostil, os gatinhos SRD costumam ser ainda mais afetuosos, talvez por pura gratidão com quem os salvou.

© Desde 1981

  • Veterinária São Boaventura
  • Veterinária São Boaventura